LEON - LABORATÓRIO DE ESTUDOS ONOMÁSTICOS

O Laboratório de Estudos Onomásticos é um Grupo de Estudos e Pequisa que objetiva tornar-se laboratório. Foi criado em 2012, iniciando suas atividades em agosto daquele ano. Com encontros mensais, o grupo é composto por docentes (escolas públicas estaduais), alunos da USP, geógrafos, linguistas e interessados em geral. Em 2012, foi possível a participação por videoconferência, recurso que, por ora, está suspenso.

Veja o convite para participação:

Convite: Grupo de Estudo  “Laboratório de Estudos Onomásticos – LEON”
Área Principal: Onomástica/Linguística/Letras
Líder: Patricia Carvalhinhos (Patricia de Jesus Carvalhinhos)

Apresentação

Os estudos onomásticos, em suas principais vertentes (Toponímia e Antroponímia), possuem longa tradição no mundo. Ainda que no Brasil a pesquisa se desenvolva de modo mais ou menos contínuo desde 1934, são poucos os pesquisadores e a ciência dos nomes segue desconhecida de grande parte da comunidade acadêmica. Por essência, a Onomástica ou ciência dos nomes é interdisciplinar e seu núcleo duro oferece subsídios para disciplinas de várias áreas do conhecimento humano, como História, Geografia, Botânica, Filologia, entre muitas outras. Assim, urge a criação de um grupo de estudo com dois propósitos principais: congregar os pesquisadores brasileiros de Onomástica para um diálogo mais próximo e trazer pesquisadores de outras áreas para participar das discussões, fomentando a interdisciplinaridade e divulgando a ciência onomástica. Um terceiro propósito, evidentemente, é atrair novos pesquisadores, sejam graduandos em Letras ou de outros cursos, bem como profissionais de outras áreas interessados no tema.

Assim, o principal objetivo deste Grupo de Pesquisa é proporcionar a investigadores de vários níveis a possibilidade de diálogo, explorando as mais variadas possibilidades de trabalhos com a Onomástica. Serão contempladas, de modo mais intensivo, as principais vertentes (Toponímia e Antroponímia), mas também se abrirá espaço para o estudo do nome comum e todos os fenômenos linguísticos, sociais e culturais implicados no nome, produto cultural e herança imaterial da humanidade. Os tópicos a serem contemplados seguem a dinâmica de estudos proposta pelo International Council of Onomastics Sciences, ICOS, responsável pela organização e promoção de congressos internacionais da área de Onomástica, do qual tomamos temas e subtemas do último encontro (Barcelona, 2011).

O grupo terá reuniões mensais, sempre na segunda metade do mês (a não ser em ocasiões excepcionais), com o objetivo inicial de discutir textos a partir de tópicos escolhidos. Com o passar do tempo, deve-se iniciar a produção de projetos individuais a cada tópico, a fim que os temas sejam bem explorados e revelem nuances teóricos até então não desenvolvidos. Também decorrerão, naturalmente, encontros físicos anuais para discussão e apresentação de trabalhos, bem como o grupo poderá se articular para apresentar os resultados de seus estudos e pesquisas em congressos, simpósios e eventos similares.

O grupo presencial se reunirá na USP, nas dependências do Prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, uma vez por mês, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, na sala 264. A participação virtual se dará por videoconferência. O equipamento aqui utilizado é da marca Sony, mas a conexão por outras marcas não se inviabiliza. Nossos técnicos precisam do IP de todos os participantes virtuais, com antecedência, para que se possa efetuar a comunicação. Configuração do IP USP: 143.107.8.23

Será efetuado um teste de comunicação uma semana antes das atividades do grupo, dia 16/08, às 14h30, por isso solicitamos urgência no envio dos dados (nome, instituição e IP) até esta data e informamos que os interessados deverão estar conectados nesse dia e hora para realizarmos o teste.

Calendário dos encontros do grupo para 2012: 23/08, 20/09, 11/10, 22/11 e 06/12.

O grupo conta com uma conta de e-mail própria, para a qual deverão ser enviados os dados solicitados e efetuada toda nossa comunicação: leon.usp.2012@gmail.com. Solicitamos aos participantes (presenciais ou não) confirmem presença pelo e-mail citado.

Grata, bem vindos!

Prof. ª Dr.ª Patricia Carvalhinhos
Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – FFLCH/USP
Coordenadora de atividades do LEON.